quarta-feira, 26 de maio de 2010

Gastronomia do Cairo

A cidade do Cairo tem vindo a sofrer um crescimento económico ao longo do tempo, levando a que muitos restaurantes de cozinha ocidental fossem abertos na cidade. Por essa razão, tem vindo a sofrer uma grande transformação no cenário gastronómico nos últimos anos.
Ao longo do tempo a gastronomia do Cairo tem vindo a ser influenciada pelas culinárias tailandesa, francesa, italiana, americana e chinesa.

Pratos típicos
Os principais pratos típicos desta cidade são o Kebab, o Fuul (pasta de feijão, resultante de feijão frade amassado), os sucos de fruta naturais e o Kushari (macarrão, lentilhas, grão-de-bico, e algumas vezes, molho de tomate). Também são muito conhecidos o Taa'miya (falafel), o Muzagga (a versão egípcia do grego moussaka), o Fatayeer (panquecas com diferentes recheios), o Shawarma (carne assada envolta em pão) e o Tameya (charuto de folha de uva).



Restauração
• Casas de Café Tradicionais
Chamadas “maqhâ”, em árabe, e “ahwa” no dialecto local, as casas de café são um elemento essencial da cultura egípcia. Aí podemos encontrar a shisha (cachimbo de água), o café turco e o tradicional chá de hibisco. Geralmente a shisha tem duas variedades: mu´assal, puro tabaco, e tofâh, com sabor a maçã. Por vezes podemos encontrar outros sabores a fruta. O café turco (´ahwe turki) é servido doce, meio-doce, pouco doce, ou sem açúcar. O chá de hibisco (karkadee) é servido quente no Inverno e a escaldar nas partes mais quentes do ano.

• Bancas de sumos de fruta
Durante o Verão quente do Cairo, estão espalhados por toda a cidade, especialmente nos locais mais visitados pelos turistas, bancas a venderem sumos de fruta e por vezes saladas de frutas ou outras bebidas.

• Cafés modernos e pastelarias
Nestes estabelecimentos serve-se principalmente comida leve, como sanduíches e saladas. São essencialmente cadeias de cafés, tais como Cilantro, Beanos, Cinnabon, Orangette, The Bakery e Coffee Roastery. Também se pode encontrar cadeias internacionais como a Costa Coffee e a Starbucks.

Sem comentários:

Enviar um comentário